Os nossos destaques

Saiba o que é a CIRURGIA BARIÁTRICA (Obesidade)

04 Abril 2023

A obesidade é uma doença inflamatória crônica e multifatorial que atinge no mundo cerca de 650 milhões de pessoas, causando um impacto significativo na sua qualidade de vida e elevados custos socioeconómicos. Está associada frequentemente a outras doenças, tais como: diabetes, hipertensão arterial, dislipidemia, apneia do sono, patologia osteoarticular e depressão. Embora seja uma doença praticamente incurável, é todavia possível o seu controle através da cirurgia bariátrica associada a uma alteração do estilo de vida (nutricional e atividade física) dos doentes. A cirurgia bariátrica promove a qualidade de vida em cerca de 85% dos pacientes e uma diminuição da sua mortalidade precoce. É realizada por técnica minimamente invasiva-laparoscopia, o que facilita a rápida recuperação do doente.

A principal causa de obesidade é o aumento do consumo de calorias, principalmente pela ingestão de uma dieta inadequada, com alimentos muito calóricos ricos em açúcares e gorduras e pela pouca ou nenhuma atividade física-sedentarismo. Sendo uma doença multifatorial, requer para o seu tratamento uma equipa multidisciplinar, formada por cirurgiões bariátricos, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, entre outros.

Em Portugal 40% da população adulta tem excesso de peso e 20% tem obesidade. A obesidade infantil tem vindo a crescer nos últimos anos e estima-se que 60% das crianças com excesso de peso antes da puberdade, irão ter excesso de peso ou obesidade na idade adulta.

A obesidade pode ser classificada em diferentes graus de acordo com o cálculo do Índice de Massa Corporal-IMC.

Calcular o índice de massa corporal

IMC (kg/m2) = peso (kg) / altura2 (m)

 

                               Risco de Doença Associado ao IMC

 

     Classe de             Obesidade

 IMC (Kg/ m2 )

          Risco

 Baixo Peso

 

 < 18.5

 Aumentado

 Normal

 

 18.5 – 24.9

 Normal

 Excesso de Peso

 

 25 – 29.9

 Aumentado

 Obesidade

              I

 30 – 34.9

 Alto

 

             II

 35 – 39.9

 Muito Alto

Obesidade   Extrema

             III

 >= 40

 Extremamente Alto

 

Riscos de não tratamento da Obesidade

Perpetuar e/ou agravar a situação clínica com aparecimento de comorbilidades ou agravamento das já existentes. Observa-se melhoria substancial em 95% dos doentes na qualidade de vida assim como em todas as comorbilidades diretamente relacionadas com a obesidade.

Sleeve gástrico e o Bypass gástrico são as cirurgias bariátricas mais comuns:

Sleeve gástrico

É uma cirurgia restritiva com redução do volume no estômago, é realizada a remoção da grande curvatura do estômago, levando a uma diminuição de cerca de 80-90% do estômago, passando a ter um volume de cerca 150ml, sem alteração do trajeto dos alimentos no tubo digestivo, não alterando a absorção dos alimentos.

 As principais indicações para o Sleeve gástrico são: doenças de alto risco, expectativas moderadas em termos de perda de peso ou necessidade de vigilância do estômago após a cirurgia.

Bypass gástrico

É uma cirurgia mista onde predomina o mecanismo de diminuição de absorção. Realiza-se uma redução do estômago com criação de uma bolsa gástrica (50-75ml de volume) que se liga à parte média do intestino delgado, criando assim uma exclusão da parte alta do intestino delgado e resultante encurtamento do trajeto dos alimentos, com consequente diminuição da sua absorção.

As principais indicações para o bypass gástrico são: adultos, comedores de doces e compulsivos, doentes de risco moderado e baixo, altas expectativas ou necessidade de perda de peso (obesidade severa), diabéticos, doença do refluxo gastroesofágico.

A Cruz Verde reúne uma equipa multidisciplinar para abordagem e tratamento de doentes com obesidade, assim se a obesidade é um problema para si, marque desde já a sua consulta.

Marcação de consultas online

Marque a sua consulta online de forma cómoda e segura.
Após preencher todos os dados e submeter a marcação, entraremos em contacto consigo para confirmar o agendamento.

Pedido de marcação