Glossário de Saúde

Lactação

1) Elaboração e secreção do leite pelas glândulas mamárias. 2) Aleitamento, amamentação.


Laqueação

Ato ou efeito de laquear ou apertar um vaso, um canal ou afim (ex.: laqueação das trompas de Falópio).


Leucemia

Doença neoplásica aguda ou crónica caracterizada pela proliferação anormal e geralmente intensa dos leucócitos e das suas células de origem na medula óssea, por vezes associada à proliferação dos eritroblastos. É acompanhada habitualmente por alterações quantitativas e qualitativas dos leucócitos no sangue periférico.


Leucócito

Célula sanguínea nucleada, com aspeto esbranquiçado quando não está corada, de dimensões variáveis conforme o seu tipo e forma geralmente arredondada. Distinguem-se: os granulócitos (neutrófilos, basófilos e eosinófilos), os linfócitos e os monócitos.


Ligamento

1) Feixe fibroso, com forma e tamanho variáveis, resistente e pouco extensível, que liga entre si duas peças ósseas, sobretudo ao nível de uma articulação (ligamento articular), ou diversos órgãos ou partes do corpo.
 


Linfa

Líquido claro, transparente, amarelo-pálido, alcalino, que circula nos vasos linfáticos ou que ocupa os espaços intercelulares. A linfa contém normalmente linfócitos e as mesmas substâncias que o soro sanguíneo, mas em menor quantidade.


Linfático

1) Relativo à linfa ou à sua secreção. 2) Vaso linfático: vaso que transporta a linfa.


Linfócito

Pequeno leucócito mononucleado presente no sangue, na medula e nos tecidos linfoides. Os linfócitos desempenham uma função essencial nas reações imunitárias do organismo.


Linfoma

Designação de qualquer tipo de tumor, frequentemente maligno, constituído por proliferação de um tecido linfoide (doença de Burkitt, doença de Hodgkin, macromaglobulinemia primária de Waldenström, linfoma mediterrânico). Atualmente, um grande número de linfomas tem tratamento eficaz.


Lombalgia

Qualquer dor da região lombar, seja de origem vertebral, muscular, urogenital ou ginecológica.


Lyme (Doença de)

Doença endémica inflamatória causada por um microrganismo espiralado (Borrelia burgdorferi) transmitido por carraças do género Ixodes, caracterizada por eritema crónico migratório, artrites com localizações diversas, neuropatias e meningencefalite.


Referências bibliográficas

[1] Infopedia segundo Dicionários Porto Editora. Termos Médicos de 2017. Disponível aqui. Acesso em: Outubro 2017

[2] Médicos de Portugal. Glossário de 2017. Disponível aqui. Acesso em: Outubro 2017

Marcação de consultas online

Marque a sua consulta online de forma cómoda e segura.
Após preencher todos os dados e submeter a marcação, entraremos em contacto consigo para confirmar o agendamento.

Pedido de marcação